segunda-feira, 21 de março de 2011

Proposta de trabalho 1

Proposta de trabalho 1:
escolher sete palavras da letra de uma música à nossa escolha e representá-las tendo em conta os elementos e as técnicas de comunicação visual.
Música: The moon.
Banda: The microphones.


7 palavras-chave:
·         City
·         Lights
·         Wave
·         Bright
·         Sea
·         Dream
·         Furious
Imagens usadas:  
The great wave of kanagawa, Hokusai;

Fotografia retirada do Flickr, anónimo 

Resultado final: (enquadramentos diferentes: Um CD, Capa de CD)




Memória descritiva:
 O nosso pensamento inicial não foi o de representar cada palavra através de imagens e elementos diferentes mas sim o de encontrar imagens que contivessem mais do que uma ideia subjacente de forma a criar uma composição que representasse visualmente a nossa ideia pré-concebida:
Criar um lugar urbano/ industrial triste, escuro e quase morto abalado pela vivacidade de uma onda enorme e furiosa. Dois lugares com características distintas e opostas relativas à forma, à cor, à textura, movimento e estaticidade; que nos remetessem para a ideia de um sonho e de ilusão.

Análise da composição: O elemento linha é evidenciado nos contornos da onda, na verticalidade e horizontalidade das gruas que acaba por sugerir também várias direcções ; já o ponto também é evidente nas réstias de espuma da onda gigante. A tonalidade é representada através do azul da onda, do branco da espuma e do preto da cidade; visto num todo, as tonalidades são muito escuras e fortes, com um grande contraste. No que diz respeito à textura, esta pode ser percepcionada pelos vincos do papel. A diferença do tamanho da onda e da cidade sugere uma determinada escala (onda de grande dimensão e cidade muito pequena) que é utilizada para percebermos a ideia de sonho e de ilusão. Por último, a enorme onda que está prestes a rebentar sobre a cidade remete-nos para a ideia de movimento, neste caso do canto superior esquerdo para o canto inferior direito.
A nossa composição reflecte instabilidade e assimetria devido ao posicionamento da onda em relação à cidade assim como à diposição diagonal das gruas. A complexidade é visivel, de uma forma geral, na sobreposição das duas imagens e de uma forma particular, no próprio desenho das gruas e da cidade. Como já referimos anteriormente, há um exagero na representação da onda em contraste com a minimização da cidade. A disposição da onda promove espontaneidade e actividade pois reflecte emotividade, liberdade e movimento. A sobreposição das duas imagens: onda e cidade, envolvem a técnica da transparência, uma vez que “envolve detalhes visuais através dos quais se pode ver, de tal modo que o que lhes fica atrás também nos é revelado aos olhos”. Por ultimo: O uso da perspectiva (conseguimos perceber que as ondas mais pequenas são ondas mais distantes) na composição sugere profundidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário