terça-feira, 19 de abril de 2011

Cor - exemplos

Objectivo: recolher exemplos do dia-a-dia nos quais a cor desempenhe um papel determinante na comunicação visual do significado dos mesmos.

a cor branca associamos á neve, logo ao inverno.

já as cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo associamos ao Outono.


a diversidade de cores dos legumes e frutas é um elemento de distinção. Para além disso, se não tivessem cores vivas, fortes a atractivas não nos chamavam tanto à atenção e não associaria-mos a comida . No caso dos alimentos a cor é um aspecto fundamental, atraiem-nos mais ou menos conforme as suas cores. Se estes alimentos apresentassem tons como o preto ou cinzento não seriam tão atractivos, logo não os consumiria-mos.


Nas cidades os tons que prevalecem são o cinzento e o preto. Estas cores têm uma conotação negativa, associamos automáticamente ao sujo e á poluição.


a água é um bom exemplo para explicar a importância da cor. A transparência (ou a ausência de cor) faz com que associemos esta bebida à pureza e à frescura. Se a água fosse cor-de-rosa não transmitiria esses valores.

os tons cinzentos associamos a um dia triste e de chuva. A um céu coberto.

os tons azuis claros associamos a um dia de sol, limpo e alegre.

no nosso dia-a-dia deparamo-nos constantemente com as 3 cores dos semáforos às quais associamos, instintivamente, a 3 acções diferentes: verde - avançar; vermelho - parar; laranja - avançar com cuidado.

Outro exemplo que também é visivel nas estradas é o sinal STOP! mais uma vez, à cor vermelha associamos o significado - Parar!

Sem comentários:

Enviar um comentário