terça-feira, 19 de abril de 2011

proposta de trabalho 3 - a cor

Objectivo: seleccionar 3 objectos de comunicação visual e manipular os elementos constituintes da composição ao nivel da cor, de forma a alterar o significado da mensagem visual veiculada.


imagem 1 :






Na imagem original o "espectador" percepciona claramente que é de dia, há luz do sol. As cores são vivas, distintas umas das outras, a casa absorve a luz solar e o céu é limpo e azul claro.
Na segunda imagem, alterei a imagem para o "espectador" percepcionar exactamente o contrário: a noite. Em primeiro lugar o céu encontra-se muito mais escuro, depois, as cores dos balões já não são tão perceptiveis, já que a luz lunar não  nos permite distinguir tão bem as diferenças de cores. A propósito deste ultimo aspecto, a imagem é constituida toda ela por uma luz azulada, onde as cores tendem a ser azul e violeta. 

imagem 2:



É uma fotografia do filme Anticristo de Lars Von Trier. Para quem conhece o filme, as cores da imagem estão totalmente descontextualizadas. Para aqueles que não o conhecem, apenas conhecem a imagem original, também é fácil perceber os diferentes ambientes em cada uma delas. A original é uma imagem fria e escura, onde as personagens parecem distantes, numa sala fria e numa noite de inverno. Procurámos alterar este cenário para um ambiente mais quente e íntimo, onde as personagens parecem ter outra ligação. Apesar de ser uma noite de inverno, nota-se que as duas personagens estão dentro de um espaço acolhedor.

 
imagem 3:




O meu objectivo nesta imagem foi transformar o que aparenta ser uma casa de férias normal numa casa misteriosa,escura, intrigante, assustadora, sinistra.
Para surtir esse efeito escolhi a opção "desaturate", ou seja, tirar as cores alegres das árvores, o azul do telhado e o verde do rio. Escureci toda a imagem, e mudei a cor do céu, mais acinzentada. Aumentei o contraste e diminuí a luminosidade das cadeiras e espreguiçadeiras para poderem ser mais discretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário