terça-feira, 19 de abril de 2011

Teoria da Gestalt

O que é?
A Gestalt é uma teoria da Psicologia que tenta explicar os diferentes fenómenos psicológicos através da junção dos seus componentes num todo organizado e estruturado, ao invés de vê-los pela soma das suas partes. Por exemplo, em vez de ver um conjunto de seis ovos, farinha e manteiga vê um bolo.
A abordagem da percepção da forma só surgiu com os trabalhos de Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka.
Acima de tudo a Gestalt tentou explicar a capacidade de percepcionarmos grupos de objectos e como conseguimos observar partes constituintes de um objecto e juntá-las de modo a formar um objecto inteiro e completo. Isto é, a nossa aptidão para gerar formas completas, em vez de vermos só uma colecção de linhas simples e curvas.
As investigações deste tema deram origem às leis da percepção visual da Gestalt.
A teoria da Gestalt sucintamente pode ser definida através da expressão: “O todo é mais importante que a soma das partes”.

Leis da Percepção Visual

Lei da Proximidade – num grupo de objectos, quanto mais próximos estes estão uns dos outros, maior é a nossa tendência para os percepcionarmos como um todo.
Lei da Semelhança – elementos com características semelhantes (seja em termos de cor, forma ou tamanho) são agrupados em unidades. Quanto maior for a semelhança maior a propensão para os juntar.
Lei da Pragnância – num campo de visão há elementos que recebem mais destaque que outros. Isto permite-nos dividir o campo de visão em duas partes (figura e fundo). É nos impossível observar ambas as artes ao mesmo tempo, uma vez que o fundo passa a figura (e vice-versa) quando alteramos o nosso foco de visão.
Lei da Simetria – tendemos a ver figuras simétricas, que estejam separadas, como parte integrante de um objecto coerente.
Lei do Fecho – capacidade da mente humana para completar automaticamente objectos ou as suas formas, apesar de estes não estarem presentes, formando uma figura regular.
Lei da Continuidade – a mente faz uma ligação contínua de padrões visuais, e sonoros.

Sem comentários:

Enviar um comentário